JORNADA PEDAGÓGICA 2014 “DESENVOLVENDO SABERES PARA UMA NOVA EDUCAÇÃO”

16/04/2014 15:14

No período de 03 a 05 de abril de 2014, as profissionais da Educação Rosemeri Luiz Cesar, Kelly Cristina Conceição e Silvania Maria Silva Guedes foram contempladas por sorteio, no início do ano letivo,  a oportunidade de participarem da Jornada Pedagógica 2014 – Desenvolvendo saberes para uma nova Educação, na cidade de Búzios. Vale ressaltar que tudo foi possível com o empenho da nossa Secretária de Educação – Professora Andréa Oliveira das Graças Lasneaux que nos oportunizou este momento recheado de conhecimentos e experiências. O evento contou com a presença de 21 angolanos, Secretários de Educação, Docentes, Pedagogos de diversos Estados e renomados Professores que sabiamente teceram muitas reflexões e vivencias da Educação atual, muitas vezes presentes em nosso município. Vale destacar que cada um deles deu um destaque especial aos temas das palestras, a saber, que:

 Professor João Beauclair sabiamente explanou o tema “PEDAGOGIA DA AMOROSIDADE: VIDA E EDUCAÇÃO NO NOVO MILÊNIO” comprovando que “ensinar é promover encontros construindo estratégias”.

 Professor Vasco Moretto nos contemplou com “A CONSTRUÇÃO INTERATIVA DO CONHECIMENTO EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS” e nos chamou atenção ao dizer: “em sala de aula não descrevemos o mundo como ele é, inventamos modelos para explicar a interação com o mundo!”

 Professor Júlio Furtado iniciou a manhã nos desafiando a refletir sobre “COMPETÊNCIAS EM SALA DE AULA: O QUE SAI E O QUE FICA?” e em seguida nos delegou a pensar: “ensinamos conteúdos ou desenvolvemos competências?”, o momento também foi marcado quando proferiu que para ser competente é necessário “conhecimento, habilidade, atitude e experiência!”

Professora Paty Fonte discorreu sobre o tema “INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E AFETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DO SABER”, nos remetendo a reflexão sobre os momentos mais prazerosos dentro da escola e que lembranças nossos alunos terão daqui há 20, 30, 40,... anos.

Dando um aquecimento cerebral a Professora Gabriela Abreu da Silva sacudiu os neurônios do grupo com muito dinamismo trazendo a proposta que “AULA BEM PLANEJADA, CÉREBRO EFICIENTE”, salientando que cada um aprende de uma forma diferente.

Professor Serrano Freire, o anfitrião do evento, abordou o tema “QUANDO BONS PROFESSORES CONSEGUEM EXCELENTES RESULTADOS”, com citações que nos direcionava a rever as práticas e conhecimento pedagógicos. Aqui destaco uma citação apresentada por ele: “mais difícil do que convencer alguém a aceitar novos conceitos, é convencer alguém a se livrar dos velhos.”

Enfim... com a oportunidade, na manhã de sábado, de um passeio de escuna com o Professor Celso Antunes que em seguida com muita simplicidade nos mostrou que existem “NOVAS MANEIRAS DE ENSINAR E NOVAS FORMAS DE APRENDER”, dando destaque as histórias de Dona Judite.  Uma professora que sabiamente encantava seus alunos proporcionando conteúdos significativos durante suas aulas.

Finalizando o evento Professor Fábio Campello com muito empenho contagiou o espaço com suas “BRINCADEIRAS CANTADAS”, destacando que a aprendizagem acontece também através da vivência. O momento foi único e marcado com a participação do Professor Celso Antunes nas atividades proposta, portanto me remeto a uma citação apresentada pelo Professor Serrano Freire “a imaginação é a fonte de todas as possibilidades.”

Agradecimento especial a Secretária de Educação de Rio das Flôres – Professora Andréa Oliveira das Graças Lasneaux  por acreditar que : “A EDUCAÇÃO SÓ MUDA QUANDO OS HOMENS SE TRANSFORMAM.”